segunda-feira, 19 de maio de 2008

Promessas que vêm e vão

Li no portal de bairros do Globo Online que um condomínio de prédios - com o idílico nome de Recanto Vivendas das Águas –, será construído no terreno deixado vago pelo antigo Patronato de Menores que funcionava na esquina das ruas Conselheiro Ferraz com Engenheiro Brotero, no Lins. Alguns anos atrás, o pensionato foi desativado e, posteriormente, demolido. A prefeitura, então, solicitara que fosse formada uma comissão para decidir o futuro do espaço. Além de um prédio residencial, os moradores do Lins manifestaram o desejo de que no lugar fossem levantados também um posto de saúde e um centro administrativo. Não é difícil imaginar como devem estar decepcionados por ter seus pedidos solenemente ignorados.

No mesmo portal de bairros, li também que a zona Norte - onde vivem 42,64% dos eleitores da cidade -, foi pouco merecedora da atenção dos vereadores durante a legislatura que termina este ano. Apenas 12,3% dos 186 projetos apresentados na Câmara pelos cinco edis mais votados na região eram destinados especificamente a esse pedaço de cá da cidade. Além disso, o número de projetos que atendem aos pedidos dos moradores dos bairros do subúrbio é irrelevante. Infelizmente, é uma história recorrente.

Um exemplo bastante icônico do descaso com a população da zona Norte é o tratamento destinado ao Imperator, ex-cinema e ex-casa de shows no Méier. Com suas portas fechadas há uma eternidade, o espaço é utilizado apenas para abrigar a Feira Shop (espécie de feira de artesanato e variedades) em seu saguão. Os planos de transformar a antiga casa de shows em um centro cultural com direito a teatro e livraria (não existe nenhuma no bairro!), anunciados há anos pelo governo estadual, nunca mais foram trazidos à baila. São tão críveis quanto a construção de salas de cinema no Shopping do Méier. Parece que o Imperator agora não está mais nas mãos do estado, porque o governador Sérgio Cabral presenteou a prefeitura com o espaço. Não sei para quem essa é uma boa notícia.

É lamentável o desrespeito com a zona Norte e seus moradores, neglicenciados em uma série de quesitos. Se servir de consolo para alguém, ouvi dizer que a antiga casa verde ao lado da Secretaria de Fazenda, na rua Dias da Cruz, dará lugar a uma chopperia Barril 8000, à semelhança daquelas já existentes em dois endereços na Barra e um no Recreio, na zona Oeste da cidade. A se confirmar a previsão, teremos um point badalado onde esquecer as mazelas da região. Apesar de que, nesse caso, não creio que esquecer seja uma boa idéia.

Nenhum comentário: