quarta-feira, 17 de junho de 2009

Caminhar é preciso

Como moradora do Méier e trabalhadora no Centro, faço uso diário do sistema de transporte rodoviário da cidade. Se isso somasse milhas, eu já estaria apta a dar algumas voltas ao redor do mundo, porque entre sair de casa e entrar no trabalho, lá se vai – nos dias de sorte – pelo menos uma hora do meu dia dentro do coletivo. Sem contar a volta. Toda noite a linha um do metrô habita os meus sonhos.

Há três semanas, resolvi fazer uma experiência, pensando apenas em tornar minha rotina menos sedentária. Em vez de pegar o ônibus no ponto mais próximo de casa, comecei a caminhar até o da loja Marisa, ex-Mesbla, o último da rua Dias da Cruz. Detalhe: no primeiro dia, cometi uma insanidade, embarcando em um 239 só porque estava vazio. Como pude esquecer que essa linha faz praticamente um passeio turístico da Zona Norte até o Centro? Mas o trauma também ensina e agora não cometo mais esse erro.

Fora o equívoco com o 239, o balanço que faço do meu novo hábito é bastante positivo. Vejamos, logo pela manhã, caminho cerca de vinte minutos antes do trabalho, sigo por ruas que me são aprazíveis e, para minha surpresa, reduzi em aproximadamente cinqüenta (tire a mão do meu trema, reforma!) por cento o tempo de permanência no ônibus, só por embarcar já na saída da Dias da Cruz. Ah, e no trajeto a pé ainda compro o jornal – algo que antes eu só fazia ao descer no Centro – no Panno e posso ler as notícias ainda no caminho. Ou seja, só vantagens.

2 comentários:

maray disse...

fora que vc pode até acompanhar as estações do ano, já percebeu? Há flores e árvores que só se destacam na primavera, outras no inverno. Depois das chuvas de verão o mato cresce que parece fermento na massa...eu adoro caminhar por aí! E, de quebra, dá pra comer algumas cositas más sem muita culpa!

Renata disse...

Maray, essa parte de comer algumas coisinhas a mais se muita culpa também é muito boa sim. A formiga que me habita agradece. E além das mudanças na paisagem, é interessante poder observar o perfil do bairro e os hábitos das pessoas. Obrigada pela visita e pelo comentário.