sexta-feira, 31 de julho de 2009

Dica de fotolog sobre a Zona Norte

Em minhas andanças pela internet, para pesquisar dados referentes ao Méier e adjacências, desde que comecei a escrever este blog, caí um par de vezes em um fotolog com imagens antigas da nossa Zona Norte carioca. Embora a página tenha me parecido interessante de cara, até hoje não havia me detido a olhá-la com a devida atenção. Sabe como é, vive-se sem tempo para nada, nessa disputa insana com o relógio (e o pior é que perdemos em muitas das vezes).

Pois, há pouco, fui conhecer melhor o fotolog e constatei que ele dispõe de farto material histórico. Está no ar desde 2007 e tem fotos dos mais variados pontos da Zona Norte. Uma delas, postada em 11 de maio daquele ano, mostra o Jardim do Méier em 1916, ano de sua inauguração. Um detalhe precioso para uma saudosista como eu é que as fotos são acompanhadas de pequenos textos informativos. Muito bacana.

Outra foto que achei interessante, principalmente por conta do texto, é a do prédio da Aliança Francesa, em 1983. Originalmente, o curso funcionava onde hoje está o edifício Torre do Méier e no local havia também o Cineclube Jean Renoir. Começo a desconfiar de que talvez eu não tenha nascido no bairro errado, vai ver só me enganei de época. Se descobrir que o Méier já teve uma Livaria da Travessa, aí não haverá jeito, chorarei cachoeiras.

Se você também quiser descobrir como eram estas paragens, o nome do fotolog é Zona Norte, fica hospedado no Terra e você pode visitá-lo clicando aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

http://radiogruta.blogspot.com/search/label/As%20Aventuras%20do%20Postador