sexta-feira, 19 de março de 2010

A melhor delegacia do país é nossa. De novo

Não sei se todo mundo viu a imprensa noticiar, na semana passada, que a 23ª Delegacia de Polícia Civil, no Méier, foi escolhida a melhor do Brasil pela segunda vez. O estudo, divulgado em 11 de março pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes, levou em conta o atendimento ao público, que participou diretamente, como votante.

Entre os dias 22 e 28 de outubro do ano passado, durante a Semana de Visitas a Delegacias de Polícia, 235 DPs de nove estados foram avaliadas. A Delegacia do Méier, que já fora escolhida a melhor do país em 2007, integrou o estudo a pedido do delegado Luiz Archimedes, já que não havia sido sorteada para participar.

A pesquisa foi feita por meio da avaliação de 449 pessoas, cidadãos comuns que moram perto das delegacias. Eles conheceram as unidades e depois atribuíram notas a cada uma delas, para os seguintes quesitos: orientação para a comunidade, condições materiais, tratamento igualitário dos usuários, transparência e prestação de contas e condições de detenção.

Segundo li no Globo Online, foi determinante para a avaliação de quem visitou a Delegacia do Méier o tratamento dispensado ao gatinho Júnior, um vira-lata que há cerca de um ano chegou à 23ª DP maltratado e faminto, mas foi adotado pelos policiais, que contrataram até mesmo a assistência de um veterinário. Fofo!

De minha parte, não tenho opinião formada sobre o resultado do estudo porque, felizmente, até hoje não precisei usar os serviços da delegacia e assim espero continuar, de preferência para sempre. Mas penso que, se conseguiu o bicampeonato, a 23ª DP deve ter lá os seus predicados. Tenho certeza de que o bichano Júnior concorda.

Quem quiser mais informações sobre o assunto pode conferir o que publicaram também o G1, o JB Online, o Correio Braziliense, o Terra e o Sidney Rezende.

Agradeço ao Tiago Leal a sugestão do assunto para o post.

2 comentários:

EP disse...

Só faltou o quesito atendimento em caso de crime...

Bit@ Paranhos disse...

Nada a declarar sobre a delegacia... Todas elas demoram uma vida para fazer um BO de um "simples" furto de celular... (infleizmente roubo de celular já é da categoria "simples" nos bairros adjacentes...)