segunda-feira, 19 de abril de 2010

Exposição interativa de livros de pano em biblioteca no Méier

Ontem, 18 de abril, foi o Dia Nacional do Livro. Para celebrar a data, a Biblioteca Infantil Carlos Alberto, no Méier, abrirá às 15h30 de hoje a exposição interativa Manos que Cuentan. A mostra é destinada ao público infanto-juvenil e apresenta livros de pano bordados, confeccionados por artesãs peruanas que traduzem histórias da tradição oral do Peru nas páginas de tecido.

Até o dia 23 de julho, das 10 às 17h, estarão expostos sete livros tridimensionais. As obras são costuradas à mão e contêm bolsos de onde saem bonecos e outros pequenos elementos. Os visitantes poderão manusear os livros para brincar, ler e inventar histórias.

Fundado em 2005 e sediado em Lima, capital peruana, o projeto sociocultural Manos que cuentan reúne artesãs, tecelãs e bordadeiras que criam e confeccionam livros artesanais representativos da cultura oral daquele país. O projeto nasceu da motivação de apresentar às crianças a tradição oral andina, partindo de suportes lúdicos provenientes da arte popular. Os livros integram o acervo de instituições culturais e educacionais em países como México, Noruega e Dinamarca. No Brasil, as obras já estiveram em exposições do grupo Tapetes Contadores de Histórias – que mantém parceria com o Manos que cuentan­ – em centros culturais da Caixa Econômica Federal e podem ser encontrados nas bibliotecas do Sesc em Santa Catarina.

Realizada pelo grupo Tapetes Contadores de Histórias e pela produtora Caleidoscópio Cultural, a exposição na Biblioteca Infantil Carlos Alberto é uma das atividades da Secretaria Municipal de Cultura em comemoração ao Dia Nacional do Livro.

Exposição interativa Manos que Cuentan
Biblioteca Infantil Carlos Alberto
Rua Rio Grande do Sul, 83-A, Méier
19 de abril a 23 de julho de 2010
10h às 17h

Nenhum comentário: