quinta-feira, 22 de abril de 2010

O subúrbio carioca mostra sua cara em Cannes

Não se trata exatamente da região geográfica na Zona Norte que o blog se propõe a abordar, mas a exceção é válida; afinal, com que frequência ouvimos falar em filme sobre o subúrbio? E filme sobre o subúrbio integrando a seleção competitiva da Semana Internacional da Crítica, mostra paralela do Festival de Cannes? Pois então, o curta A distração de Ivan, de Cavi Borges e Gustavo Melo, representará o Brasil na 49ª edição da Semana, na França, em maio.

O curta, filmado no bairro de Brás de Pina, toma como base acontecimentos biográficos de Gustavo Melo para mostrar o cotidiano de um menino de 11 anos de idade que vive com a avó no subúrbio carioca. Os atores Myriam Pérsia e André Gonçalves estão no filme. A distração de Ivan foi exibido no Festival Internacional de Curtas de 2009 e pode ser assistido no site Porta Curtas.

Localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro e criado em 23 de julho de 1981, o bairro de Brás de Pina surgiu e cresceu em função da expansão da malha ferroviária. Está localizado entre Cordovil e a Penha Circular e faz parte da XI Região Administrativa, que inclui ainda a Penha e Penha Circular.

Nenhum comentário: