quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

A deusa de Ulisses nos protege

Já faz quatro meses desde meu último post. Não tinha nem notado que foi há tanto tempo. Nesse ínterim, perdi o bonde de vários assuntos que gostaria de ter compartilhado aqui. Felizmente, semana passada recebi um e-mail que me motivou a finalmente espanar a poeira deste lugar. Já era mais do que hora.

A professora Vera Dias, arquiteta e urbanista que enviou as fotos antigas do Jardim do Méier, publicadas abaixo, criou um blog para escrever sobre os monumentos da nossa cidade. Vera entende do que diz, é subgerente de monumentos e chafarizes da Fundação Parques e Jardins. Recentemente, foi uma das entrevistas para uma interessante reportagem do jornal O Globo sobre o aniversário de 120 anos da estátua de João Caetano, considerado o primeiro ator realmente brasileiro. O monumento em homenagem ao ator é aquele que está em frente ao teatro de mesmo nome, na praça Tiradentes, no Centro do Rio.

Bom, voltando ao blog de Vera. Um de seus posts traz a história de um conjunto de esculturas retratando deuses da mitologia greco-romana - no caso, Mercúrio e três representações de Atena. As quatro esculturas estão espalhadas por diferentes bairros da cidade e uma das imagens de Atena coube ao Jardim do Méier. Para saber o que representa a Atena moradora do Méier e ver uma foto da escultura (além dos outros deus e deusas), é só fazer um clic aqui.

P.S. No próximo post, que demorará bem menos a sair do forno, músicas que fazem menção ao Méier, enviadas por Tabita Paranhos, a quem agradeço desde já e com atraso.

Nenhum comentário: