sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O Méier na música brasileira

Se tem uma coisa que eu adoro é encontrar referências à Zona Norte nas produções intelectual e artística brasileiras. Acho que pelo fato de a nossa região ser tão esquecida, ignorada mesmo na maioria das vezes, dá uma pontinha de orgulho saber que alguém pensou nestas bandas de cá em seu trabalho. É aquela história de raízes; mesmo que um dia eu seja a feliz proprietária de uma cobertura na Vieira Souto (ai, meu Deus, tomara!), ainda terei um pezinho no subúrbio.

Um tempo atrás, a Tabita Paranhos enviou um e-mail com trechos de músicas que citam o Méier. Algumas eu já conhecia, como Nosso sonho, do Claudinho e Buchecha, que me ensinou a palavra adjudicar e me lembra os bons tempos de Sunday Music no Imperator. Garota do Méier eu já postei por aqui, mas dessa não gosto, porque estou fora dessa história de pular roleta do ônibus para voltar da praia, fala sério!

Enfim, foi legal conhecer aquelas que eu nunca ouvira, como Bebel, do Farofa Carioca, e Geografia popular, da Beth Carvalho. Sem mais delongas, aqui estão os trechos de músicas enviados pela Tabita Paranhos. Tabita, obrigada pela contribuição!

Daqui pro Méier
Ed Motta

"Ainda tenho que andar
Do Leblon ao Catete,
Daqui pro Méier
Imagina a cidade que se vê do meu táxi,
Há que se estar aqui
Porque a gente conhece o retrato da espécie
Quantas semanas também...
Se eu contasse as memórias
tinha belas estórias...”


Eu quero ver gol
O Rappa

“...Méier - Copacabana
É o bonde ideal
No ponto final
O recuo é total
Pular pela janela
Pro bonde é normal
Zoando no asfalto
Zoando na areia
Quando chegar na água
Vou me acabar
Quando chegar na água
Jacaré é o que vai dar...”


Garota do Méier
Gabriel Moura

“Ela pega no Méier
o 456
No fim de semana
Vai à praia em Ipanema

Ela pega no Méier
A Linha Amarela
No fim de semana
Vai à praia na Barra

Desce na areia
O dia é dela
É a coisa mais linda
Da face da Terra...”


Bebel
Farofa Carioca

“Andando pelas ruas da cidade
Na Presidente Vargas paro na Central
eu dou bandeira na Praça da Bandeira
Pago mico no Méier, Madureira
(mas a mina da Vila Isabel que é uma mulher sensacional)
que para o trânsito cheia de charme (charme)
O Rio de Janeiro é a capital...”


Nosso sonho
Claudinho e Buchecha

“Na Praça da Play-Boy, ou em Niterói.
Na fazenda Chumbada ou no Coez.
Quitungo, Guaporé nos locais do Jacaré.
Taquara, Furna e Faz-quem-quer.
Barata, Cidade de Deus, Borel e a Gambá.
Marechal, Urucânia, Irajá.
Cosmorana, Guadalupe, Sangue-areia e Pombal
Vigário Geral, Rocinha e Vidigal
Coronel, mutuapira, Itaguaí e Sacy.
Andaraí, Iriri, Salgueiro, Catirí
Engenho Novo, Gramacho, Méier, Inhaúma, Arará.
Vila Aliança, Mineira, Mangueira e a Vintém.
Na Posse e Madureira, Nilópolis, Xerém.
Ou em qualquer lugar, eu vou te admirar...”


Preciso de você comigo
Rogério Skylab

“No Baixo, no Jardim do Méier,
No Canal do Mangue, no Arpoador,
Eu não sou rei de ninguém,
Não sou escravo também...”


Geografia Popular
Beth Carvalho

“Vou seguindo a trajetória
Mas o trem tá muito lento
E a parada obrigatória, onde é?
No Engenho de Dentro

Méier, Engenho Novo, Sampaio, Rocha
Que canseira
Riachuelo, São Francisco, até que enfim
Minha Mangueira...”

2 comentários:

Méier RJ disse...

E claro, não podemos esquecer do Samba do Meyer!

Renata disse...

Méier RJ, você tem razão, há também o Samba do Meyer. Essa está como epígrafe do blog, ali no alto da página, acima do reloginho.
Obrigada pela visita!