quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Engenho de Dentro e Engenho Novo

Minha prima viu o post abaixo e comentou que eu esquecera a música Engenho de Dentro, do Jorge Ben Jor. Esclareci a ela que os trechos relacionados são somente de músicas que se referem ao Méier, mas disse que incluiria Engenho de Dentro em uma nova postagem.

Como meu conhecimento de música não é exemplar, fiz uma rápida pesquisa para ver se encontrava outras menções ao bairro do Engenho de Dentro. Nada. Mas topei com duas músicas que citam o Engenho Novo. Se alguém souber de mais alguma, pode avisar, por favor.


Engenho de Dentro
Jorge Ben Jor

"Engenho de Dentro
Quem não saltar agora
Só em Realengo
Engenho de Dentro
Quem não dançar agora
Só no próximo baile
Em Realengo..."



Engenho Novo
Edinho Paraguassu

Engenho Novo
Engenho Novo
Engenho Novo, bota a roda pra rodar

Eu dei um pulo
Dei dois pulos
Dei três pulos
Desta vez pulei o muro
Quase morro de pular

Capim de planta, xique-xique, mela-mela
Eu passei lá na capela
Vi dois padres no altar"



A todas as comunidades do Engenho Novo
O Rappa

Eu moro na comunidade do Engenho Novo
A todas as comunidades do Engenho Novo

Tenho referencial para chegar no
Bairro então
Souza Barros 24 e a Marechal Rondon
Tem Buraco do Padre para quem
Quiser passar
Tem igreja Conceição para quem
Quiser rezar

A todas as comunidades do Engenho Novo
Eu moro na comunidade do Engenho Novo

Em todo lugar pela-saco tem
No Engenho não é diferente
Tem pela-saco também
Pra não parecer que é marra minha,
Meu irmão no Engenho tem gente fina
Gatinha e sangue bom
(...)

Cabeça feita em casa ou em qualquer lugar
Pra quem gosta de assunto vamos
Logo "shapear"
Quando chega a tarde
No Parque Santos Dumont
Pra quem não conhece o Engenho
Tá convidado sangue bom (...)"

Nenhum comentário: