terça-feira, 31 de agosto de 2010

Priscas eras: Pecado Capital foi gravada no Méier

E já que o assunto é televisão mesmo, lembrei que a Globo produziu (pelo menos) uma novela tendo o núcleo suburbano ambientado no Méier. Foi a primeira versão de Pecado Capital, exibida originalmente entre 24 de novembro de 1975 e 5 de julho de 1976. Conta-se que esse foi um dos grandes sucessos de Janete Clair.

Na história, Francisco Cuoco vivia Carlão, o taxista que encontra em seu carro uma mala com dinheiro, esquecida por assaltantes. A personagem morava no Méier e formava um triângulo amoroso com a jovem tecelã Lucinha (Betty Faria) e o industrial Salviano Lisboa (Lima Duarte).

Segundo o Guia Ilustrado TV Globo Novelas e Minisséries, da editora Zahar, Pecado Capital "tratava com realismo o universo suburbano carioca". O livro conta ainda que a produção teve imagens gravadas no Méier e também nos trens urbanos, prática até então inédita em novelas. Além disso, a linguagem realista foi estendida aos figurinos, o que significou a troca de roupas novas por velhas com os próprios moradores do subúrbio, onde grande parte da novela foi gravada.

Janete Clair começou a escrever Pecado Capital às pressas, depois que a primeira versão de Roque Santeiro foi vetada pela Censura Federal, no dia da estreia, já com 36 capítulos prontos. A emissora então, em caráter emergencial, pôs no ar a reprise de Selva de Pedra, também da novelista, e a convocou para criar uma trama inédita para o horário das 20h. Na ocasião, Janete Clair escrevia Bravo! para o horário das 19h. Ela deixou a novela nas mãos de Gilberto Braga e deu início ao trabalho em Pecado Capital, produzida em três meses, aproveitando o trio de protagonistas da versão censurada de Roque Santeiro.

Pecado Capital foi a primeira novela das oito da Globo em cores. A produção teve 167 capítulos e foi dirigida por Daniel Filho. A emissora reapresentou Pecado Capital em 1980, em versão compacta, como atração do Festival 15 Anos, e em 1982, às 22h.

No final da década de 1990, Gloria Perez escreveu uma nova versão de Pecado Capital, desta vez para o horário das 19h. No remake, o Méier foi substituído por Marechal Hermes, parcialmente reproduzido no Projac. Comentou-se que uma das motivações para a migração do núcleo pobre fora a mudança na paisagem do Méier, onde muitas casas deram lugar a prédios.

Na nova versão, exibida entre 5 de outubro de 1998 e 7 de maio de 1999, Francisco Cuoco voltou no papel de Salviano Lisboa. O trio protagonista foi completado por Carolina Ferraz e Eduardo Moscovis. Lima Duarte esteve nessa novela como Tonho, chefe dos assaltantes, personagem que não existia na versão original. Betty Faria fez participação como uma trocadora de ônibus. A trama totalizou 185 capítulos e não repetiu o sucesso da versão criada por Janete Clair.

Como vocês podem ver, Daqui do Méier também é cultura televisiva.

Nenhum comentário: