sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Meu bairro tem suco de blueberries

O Méier é um bairro cortado em duas partes por uma estação de trens. Por isso, os habitués do subúrbio costumam perguntar, quando conhecem um morador do bairro, se sua casa fica do lado de cá ou do lado de lá do Méier. O lado de cá é o da rua Dias da Cruz. O de lá é o da rua Arquias Cordeiro.

No passado, o lado de lá costumava ser o mais desenvolvido. É onde estão instalados o Jardim do Méier, com seu tradicional coreto, o Corpo de Bombeiros e o Colégio Imaculado Coração de Maria, fundado em 1914. É também onde foram abertas as primeiras Lojas Americanas e Casa&Video do bairro. Mais tarde, as duas lojas se transferiram para a Dias da Cruz, seguindo a tendência do comércio principal, que hoje está mais concentrado no lado de cá.

Do lado de cá, além das Lojas Americanas e de uma Casa&Video expandida, estão O Boticário, a Waterproof, os colégios Metropolitano e Martins, a Parmê, o Barril 8000 e os laboratórios Bronstein e SérgioFranco, para citar alguns estabelecimentos. O lado de lá, bastante residencial e com seu comércio mais simples, é como uma volta a décadas passadas e talvez seja exatamente esse o seu atrativo. Hoje à tarde, descobri mais um.

Parei no Rei dos Sucos, na esquina das ruas Frederico Méier e Carolina Méier, para beber alguma coisa. Fazendo jus ao nome da lanchonete, a variedade de sabores lá é pra ninguém botar defeito. Desde os mais tradicionais, como laranja e manga, até os menos comuns, como graviola e fruta-do-conde. Entre os sucos chamados especiais, encontrei o de blueberries.

As blueberries, pequeninas bolinhas escuras, são uma fruta originária dos Estados Unidos e do Canadá. Ricas em vitaminas A, C e E, ferro e potássio, elas ajudam a reduzir o colesterol, a perda de memória temporária e fortalecem a estrutura celular e os vasos sangüíneos. No Rio, podem ser encontradas nos supermercados Zona Sul, mas hoje descobri que posso saborear o suco sem sair do meu bairro, bastando apenas atravessar a estação.

3 comentários:

Anônimo disse...

É um prazer pra mim, eu, que saí pra lá de Nova Iguaçu, escrever num Blog escrito no Méier. pelo menos tenho uma imagem real na cabeça quando leio aqui.
Só queria dizer que as blauberrie também são abundantes aqui na Alemanha, qualquer dono de jardim tem que deixar crescer as Blaubeeren.
Sabe que nunca tomei suco das tais?
Iogurte, sorvete e um bolo simples onde as bonitinhas explodem e fica aquela gostosura.

Anônimo disse...

Jocelia, obrigada pela visita e pelo comentário. Não sabia que as blueberries são populares aí na Alemanha. Achei tão lindo isso de deixá-las crescer no jardim. Nunca as vi na árvore, nem imagino como seja. Além do suco, que bebi aqui no bairro mesmo, já comi muffin, geléia, e as próprias frutas acompanhadas de framboesa e iogurte, só que esses numa viagem. Tudo muito bom. Ah, eu queria que essas frutinhas existissem aos montes também por aqui!

Anônimo disse...

Rê, achei seu blog fazendo uma pesquisa procurando informações sobre a Loja Hibisco e me amarrei na sua idéia.
Vou visitar mais vezes.
Além do que, adorei descobrir que tem suco de Blueberry bem em frente ao consultório da minha médica.

Um Feliz 2009 pra você! :)