quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Eles querem óleo de cozinha usado

Se, depois de preparar suas refeições, você deixa os resíduos do óleo de cozinha livres, leves e soltos para correr ralo abaixo, saiba que existe uma alternativa muito mais simpática ao meio ambiente. Vi no Sesc Engenho de Dentro um cartaz do Prove, o Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais. A idéia do programa é produzir biodiesel a partir do óleo que descartamos e o Sesc em questão funciona como posto de coleta. Assim, ao mesmo tempo em que o produto é reaproveitado, evita-se a poluição das nossas já tão maltratadas águas e o entupimento de canos.

O site do Sesc informa que, quem quiser aderir ao programa, deve separar em recipientes – como um garrafa PET, por exemplo – o óleo de cozinha utilizado e levá-lo até a unidade do Engenho de Dentro, que fica na avenida Amaro Cavalcanti, 1661, ou telefonar para o Disque-Prove – 21 2598-9240.

O Prove foi criado pela secretaria do Ambiente, junto com a Refinaria de Manguinhos, e tem também a participação da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFRJ, da Federação das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis, do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis e da Rede Independente de Catadores de Materiais Recicláveis do Estado do Rio de Janeiro.

Li sobre uma iniciativa semelhante à do Sesc Engenho de Dentro no caderno Zona Norte do jornal O Globo do último domingo. Estudantes da Universidade Gama Filho fundaram em 2006 a GamaCoopera, uma cooperativa de reciclagem que recolhe de restaurantes, donas de casa e universitários uma média de 1.500 litros de óleo por semana, além de latas e garrafas PET. O óleo obtido tem destino certo: ele mesmo, o Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais, desenvolvido na Refinaria de Manguinhos.

Quem quiser fazer doações para a GamaCoopera pode telefonar para 21 2599-7100 ou levar o óleo até um ponto de coleta. No campus Piedade, que fica na rua Manuel Vitorino, 553, o material é recebido ao lado do Teatro Dina Sfat, das 9h às 17h30.

Nenhum comentário: