sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Artista criado no Méier

Estou devendo este post há meses, o que é uma lástima, porque ele mostra que a nossa combalida Zona Norte é mais do que uma área escassa em boas opções de lazer ou um cenário de episódios insólitos. Pode ser também uma região onde surgem artistas premiados. Gente como o designer Artur ‘Kjá, ganhador de um prêmio de interferência urbana, no final do ano passado.

No site Fuso Coletivo, Artur ‘Kjá se define como um designer e artista gráfico carioca, hiperativamente criativo, produtor de trabalhos voltados para o uso de colagens e sketches que, de forma lúdica, misturam surrealismo e “naïf” urbano. Ele é também ex-morador da Camarista Méier, skatista da Coronel Cota e ex-freqüentador dos saudosos cinemas Imperator e ArtMéier. Junto com o artista multimídia Luciano Cian, Artur ‘Kjá criou o projeto Malabares, um dos vencedores do Prêmio Interferências Urbanas 2008, patrocinado pelo governo do Estado do Rio de Janeiro e pela empresa Oi.

O Malabares consiste na apresentação de um malabarista de sinal, maquiado como um palhaço, e que, equipado com bolas de tênis e claves, se esforça para chamar a atenção dos motoristas no trânsito. Esse malabarista, no entanto, tem algumas particularidades, pois não consegue acertar um movimento sequer, sempre derrubando os objetos. Demonstrando tristeza ao final da performance mal sucedida, ele vai até os carros para... entregar notas de R$ 1 a cada motorista que lhe dá atenção.

Com trabalhos de design e arte espalhados pelo mundo, Artur ‘Kjá dedica-se também a seu estúdio de criação experimental, voltado para o mercado de moda e cultura, e espera conseguir mostrar o potencial criativo que o Méier pode ter.

Nenhum comentário: