sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

O japonês do Méier

[Esse restaurante não existe mais no Méier!!!]

Até bem pouco tempo atrás, somente um dentre os restaurantes do bairro era recebedor do meu apreço gastronômico verdadeiro. O Príncipe da Arábia, que fica na região chamada de Baixo Méier, é um lugar onde almoço por prazer. É o tipo de restaurante que me faz sair de casa com gosto, bem diferente daquelas opções aonde se vai por total falta de opção, apenas para atender a uma necessidade protocolar de nosso estômago. É dessa segunda maneira que classifico a maior parte dos restaurantes do Méier, com seus cardápios tediosamente assemelhados na oferta de pratos gordurosos e saladas sem gosto. Tudo muito igual e sem graça, às vezes com muito sal.

Se eu fosse adepta de churrascarias, poderia contar com a Cometa do Sul, onde as carnes são servidas farta e dinamicamente, mas não é o caso. De fato, o único restaurante local que casava perfeitamente com o meu gosto era o Príncipe da Arábia. Já me referi a ele aqui no blog, em algumas oportunidades, mas sempre superficialmente. Esse restaurante merece um post só seu, mas ficará para outro momento. (Quem quiser endereço ou telefone de lá pode clicar em Comes & Bebes, logo abaixo do cabeçalho). Por ora, gostaria de comentar uma descoberta recente.

Muitos ainda não sabem que no fim do ano a onda dos restaurantes japoneses, finalmente, alcançou o Méier. O Tsuki Japanese Bar abriu suas portas na rua Tenente Cerqueira Leite, 16 (fica quase em frente ao bar Reza Forte). Curioso que, no primeiro semestre do ano passado, perguntei em uma enquete aqui no blog que tipo de restaurante os moradores gostariam que houvesse no bairro. A opção japonês foi a segunda mais votada, perdendo apenas para vegetariano/natural.

Confesso que não esperava a chegada de um japa ao bairro e fiquei animada com a novidade. No último fim de semana, estive lá para o almoço e gostei muito mesmo do lugar. No cardápio, que pode ser consultado no site do restaurante, há rodízio e combinados, mas fiquei com as porções. Experimentei Hot Philadelphia, sushi de atum, sashimi de salmão e de atum grelhado e yakissoba de camarão. Tudo muito saboroso. Além disso, as peças de Hot Philadelphia eram das mais caprichosas que já vi.

Chamou minha atenção o fato de o Tsuki estar totalmente vazio quando cheguei. Enquanto estava lá, mais dois clientes apareceram. Lamentei a baixa frequência com meu irmão, que já fora lá para jantar. Ele me contou que, na ocasião em que estivera no restaurante, o japonês era o mais vazio do Baixo Méier. Especulamos que o local ainda não foi suficientemente divulgado e que talvez os frequentadores daquela área tenham preferência por estabelecimentos com outro perfil.

Uma pena se não houver público para o restaurante, pois o ambiente é espaçoso, agradável e o Tsuki é filho único no Méier. Por isso, se você é fã de comida japonesa, vale a pena conhecer o local, que só não abre às segundas-feiras. Quanto mais diversificadas forem as opções gastronômicas do nosso bairro, mais bem servidos estaremos nós, os moradores.

Tsuki Japanese Bar
Rua Tenente Cerqueira Leite, 16
Baixo Méier
2591-6717 (restaurante)
2208-1065 (delivery)
http://www.tsukibar.com.br/

6 comentários:

Leonardo disse...

Gostei da comida, poucos itens me desagradou. Apesar de ser um ambiente muito claro, a ambientação poderia ser melhor para se tornar um ambiente agradável, o que não acontece lá. O valor, não é competitivo para o local, fazendo com que as pessoas pensem em algo melhor por mais um pouco.

O que eu achei péssimo, foi a falta treinamento dos funcionários que faz demorar e/ou não informar falhas na cozinha. Fui 3 vezes, acho que não volto mais. Tentei informar sobre os meus motivos, mas parecia que os "donos" não estavam nem aí. Sem contar com os pedidos errados, na primeira vez fiquei horas para receber e pude notar insatisfações em outras pessoas.

Acho que para um empreendimento novo, deveria ser pensado... tentei falar com os donos e me pareciam muito interessados em outro assunto, não o meu.

Renata disse...

Leonardo, falta de treinamento dos funcionários, na minha opinião, é uma das maneiras mais rápidas de se enterrar um empreendimento. E desinteresse em conhecer a opinião do cliente só acelera o processo. Uma pena que isso tenha acontecido em um restaurante que pode(ria) ser uma novidade positiva para o bairro. Na única vez em que lá estive, o atendimento foi muito bom, não sei se porque melhoraram ou se porque o restaurante estivesse vazio. De qualquer forma, espero que eles se esmerem no atendimento.

Bit@ Paranhos disse...

O restaurante é bom, acho que falta divulgação...
Mais uma opção de restaurantes no nosso bairro.

Ana Carolina Caminha Nunes disse...

ainda existe esse restaurante e tem rodízio?

Anônimo disse...

eu ja estive lá e concordo com o leonardo, no meu caso eu atravesei a rua e fui tomar um chope no há controversia, exatamente de frente. pra minha surpresa o atendimento foi rapido e o ambiente muito mais caloroso. fiquei na vontade e no dia seguinte eu fui almoçar no hachiko na praça xv. se o dono dessa espelunca fosse lá algum dia certamente ele ia entender sobre comida japonesa e sobre bom atendimento ao cliente.

Marcelo disse...

Obrigado Leonardo,
estava procurando um restaurante japonês aqui pelo méier e se nao fosse seu comentário talvez tivesse caído nessa furada. Acho que os comerciantes desse ramo ainda não atentaram para o poder aquisitivo crescente aqui no bairro. Fica a dica para novos empreendedores.